Reforma de piano

Ao longo do tempo, mesmo o melhor e mais bem cuidado piano, acaba por sofrer com as consequências de sua idade em termos de aparência física, funcionamento e qualidade sonora.

A reforma de piano, quando feita por um profissional qualificado e experiente pode fazer com que seu piano obtenha a mesma qualidade mecânica, sonora e aparência física de quando ele saiu da fabrica.

Oficinas e técnicos especializados em reforma de piano

Nas grandes cidades brasileiras não é difícil encontrar oficinas e técnicos qualificados e experientes no serviço de reforma de piano, em São Paulo podemos citar a afamada e tradicional Casa Levy de Pianos que além de loja oferece todo tipo de serviço relacionado a pianos, em Porto Alegre a mais tradicional loja e oficina de piano é certamente a Person Pianos, em Belo Horizonte uma referência no assunto é o Atelier de Pianos do Prof. Mota, em Pernambuco podemos citar a Chateau Pianos que é uma loja e oficina tendo recentemente se embrenhado na fabricação de pianos.

Em cidades menores, espalhadas pelo vasto interior do Brasil, encontrar oficinas e técnicos especializados em reforma de piano ou até um afinador de pianos pode ser um pouco mais complicado. A dica é procurar e perguntar por indicações nas escolas de música, conservatórios ou ainda professores e proprietários de pianos.

Para encontrar oficinas e técnicos especializados em reforma de piano basta procurar, pesquisar e se informar á respeito.

Influência da marca e modelo na reforma de piano

Como acontece com qualquer produto, quando precisamos de serviços técnicos como consertos, manutenções e restauro para um produto de determinada marca, procuramos um profissional que seja especializado na marca em questão.

No ramo de restauração e reforma de piano, procurar profissionais especializados em determinada marca não é um detalhe de extrema importância. Não há dúvida de que certos profissionais tem mais experiencia em trabalhar com certas marcas ou ainda são credenciados e representantes oficiais de determinados fabricantes, porem quem sabe restaurar, afinar e reformar um piano, sabe restaurar, afinar e reformar pianos de qualquer marca e modelo.

Padronização do piano

reforma de piano
Em termos de configuração técnica, estrutura mecânica e tipos de matéria prima todos os pianos, independente de sua marca, são praticamente iguais e frequentemente utilizam peças e matéria prima de um mesmo fornecedor. Basicamente o fabricante produz a caixa e elemento acústico do piano enquanto as cordas, cravelhas, mecanismo, martelos, abafadores, feltros e teclados são padronizados e fabricados por uma outra empresa especializada que fornece este material para diversos fabricantes.

Grosseiramente podemos comparar o fabricante de pianos com um fabricante de veículos, seria o caso de uma fabrica de veículos que produz apenas o chassis e depois monta o carro com itens padronizados como motor, estofamento, rodas, pneus e demais peças comprados de outros fabricantes.

O segredo dos grandes e mais renomados fabricantes está relacionado principalmente a pequenos detalhes de projeto e estrutura acústica como diferentes curvaturas da tábua harmônica e disposição dos cavaletes, que não sofrem desgaste, perda de qualidade ou depreciação com o uso ou passar do tempo raramente necessitando de qualquer tipo de manutenção, as demais partes e peças como teclado, mecanismo e cravelhas exercem uma influência mínima sobre a qualidade final do piano.

Uso de materiais originais na reforma de piano

Tendo em vista a padronização das partes e peças de um piano que sofrem desgaste por uso ou falta de manutenção, na reforma de piano podemos utilizar peças e materiais de diferentes fornecedores sem alterar as características técnicas e padrões de qualidade de um piano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário